“Dá-me uma gotinha de água” – Música Popular Alentejana.

O “Cante Alentejano” foi declarado pola UNESCO Patrimonio Cultural Inmaterial da Humanidade no ano 2014. É un xénero musical popular do Alentexo, Portugal, no que figuran poemas de temática tradicional e contemporánea tan fermosos como este.

cante-alentexano

Fui à fonte beber água
Achei um raminho verde
Quem o perdeu tinha amores
Quem o perdeu tinha amores
Quem o achou tinha sede

Dá-me uma gotinha d’água
dessa que eu oiço correr,
entre pedras e pedrinhas
entre pedras e pedrinhas
alguma gota há-de haver

Alguma gota há-de haver
Quero molhar a garganta
Quero cantar como a rola
Quero cantar como a rola
Como a rola ninguém canta

Debaixo da oliveira
Não se pode namorar
Porque a folha miudinha
Porque a folha miudinha
Não deixa passar o ar

Dá-me uma gotinha d’água
dessa que eu oiço correr,
entre pedras e pedrinhas
entre pedras e pedrinhas
alguma gota há-de haver

Alguma gota há-de haver
Quero molhar a garganta
Quero cantar como a rola
Quero cantar como a rola
Como a rola ninguém canta

4 comments on ““Dá-me uma gotinha de água” – Música Popular Alentejana.

Deixar unha resposta

