“Ó sino da minha aldeia”- Fernando Pessoa.

Fernando Pessoa (1888-1935) é considerado un dos poetas mais importantes en lingua portuguesa. O poema “Ó sino (campá) da minha aldeia”, publicado na revista Renascença no ano 1914, recórdame ao poema “Campanas de Bastabales” de Rosalía de Castro.

pessoa

 

Ó sino da minha aldeia,

Dolente na tarde calma,

Cada tua badalada

Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,

Tão como triste da vida,

Que já a primeira pancada

Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto

Quando passo, sempre errante,

És para mim como um sonho.

Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua

Vibrante no céu aberto,

Sinto mais longe o passado,

Sinto a saudade mais perto.

***

Cantado por António Zambujo

Deixar unha resposta

