Homenagem a Marcos Ana “Decidme cómo es un árbol”

marcos-ana
Ilustracion: Joan Jonc ¨la presó¨  1950

 

Sua mensagem, com 96 anos, segue sendo o mesmo de sempre: que vale a pena lutar e que o ódio é como levar uma pedra no bolso.

 

Nem um morto, nem mil mortos, nem todos os mortos do mundo me podem devolver a mim estes trozos de minha vida que eu tenho deixado nos pátios e nas celas dos cárceres. O único que poder-me-ia recompensar um pouco a vida é ver triunfantes os ideais pelos quais eu tenho lutado, pelos quais tem lutado toda uma geração”.

Marcos Ana en Wikipedia


Decidme cómo es un árbol,

contadme el canto de un río

cuando se cubre de pájaros,

habladme del mar,

habladme del olor ancho del campo

de las estrellas, del aire

recítame un horizonte sin cerradura

y sin llave como la choza de un pobre

decidme como es el beso de una mujer

dadme el nombre del amor

no lo recuerdo

Aún las noches se perfuman de enamorados

que tiemblan de pasión bajo la luna

o sólo queda esta fosa?

la luz de una cerradura

y la canción de mi rosa

22 años, ya olvidé

la dimensión de las cosas

su olor, su aroma

escribo a tientas el mar,

el campo, el bosque, digo bosque

y he perdido la geometría del árbol.

Hablo por hablar asuntos

que los años me olvidaron,

no puedo seguir

escucho los pasos del funcionario.

Digam-me como é uma árvore,

me contem o canto de um rio

quando se cobre de pássaros,

falem do mar,

falem do cheiro largo do campo

das estrelas, do ar

recítame um horizonte sem cerradura

e sem chave como a choça de um pobre

me digam como é o beijo de uma mulher

me dêem o nome do amor

não o recordo

Ainda as noites se perfumam de apaixonados

que tremem de paixão baixo a lua

ou só fica esta fosa?

a luz de uma cerradura

e a canção de minha rosa

22 anos, já esqueci

a dimensão das coisas

seu cheiro, seu aroma

escrevo às apalpadelas o mar,

o campo, o bosque, digo bosque

e tenho perdido a geometria da árvore.

Falo por falar assuntos

que nos anos me esqueceram,

não posso seguir

escuto os passos do servidor público.

Te juzgarán sólo por tus errores (yo no) – Extremoduro

2 comments on “Homenagem a Marcos Ana “Decidme cómo es un árbol”

Deixar unha resposta

